Roraima inaugura Núcleos de Inovação para fortalecer ensino híbrido
Iniciativa contempla três unidades tecnológicas voltadas ao Ensino Médio e à recomposição da aprendizagem

O Governo de Roraima inaugurou nesta quarta-feira (23) três Núcleos de Inovação da RIEH – Rede de Inovação para Educação Híbrida. A iniciativa integra ações do Ministério da Educação (MEC), por meio da Política Nacional do Ensino Médio e do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Os novos espaços foram instalados pela Secretaria de Educação e Desporto (Seed) em pontos estratégicos: dois no Centro Estadual de Educação Profissional Professor Antônio de Pinho Lima (CEEP) e um no Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação (Ceforr). O investimento estadual para adequação física e logística dos núcleos foi de R$ 770.817,40.
A cerimônia de inauguração ocorreu no Ceforr, com a presença de autoridades estaduais, representantes do MEC e da UFAL. Cada núcleo está equipado com tecnologia de ponta, incluindo câmeras robóticas, TVs LED com lousa digital, chroma key, softwares de edição, mesas de som digitais, microfones sem fio e outros recursos fornecidos pelo Ministério da Educação.
Para a coordenadora de Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves, os núcleos são ferramentas para enriquecer a prática docente, sem substituir o papel do professor. “São espaços que ampliam possibilidades, permitem gravação de aulas, criação de conteúdos regionais e colaborativos. A tecnologia entra como aliada da educação, respeitando a identidade local e promovendo equidade.”
Segundo o secretário de Educação de Roraima, Mikael Cury-Rad, os núcleos chegam como suporte à sala de aula tradicional. “É um passo estratégico para modernizar o ensino médio, permitindo mais atratividade e protagonismo aos estudantes, e autonomia aos educadores para criarem materiais de qualidade”, afirmou.
A RIEH propõe a criação de um ecossistema educacional híbrido, integrando ensino presencial e remoto com apoio tecnológico. Em estados com grandes desafios geográficos e realidades diversas, como Roraima, os núcleos ampliam o alcance da educação e reforçam a recomposição das aprendizagens.
O coordenador estadual da RIEH, Samuel Castro, destacou que os espaços também ajudam a transformar a cultura educacional na rede pública. “É um marco. Fortalecemos a capacidade da rede estadual de gerar seus próprios conteúdos, respeitando contextos culturais e fomentando uma educação mais conectada com os desafios do século 21”, completou.
📊 Atualmente, Roraima possui 370 escolas e mais de 79 mil alunos. Deste total, 251 unidades são indígenas, com mais de 19 mil estudantes, e 119 não indígenas. A expectativa é que os Núcleos de Inovação ampliem o acesso à tecnologia educacional de forma equitativa em todo o território.
Equipe Editorial – Roraima TV
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