Casca-grossa roraimense Hallysson Marcelino brilha em Portugal e conquista medalha de bronze no Europeu de Jiu-Jitsu

Estreante como juvenil 1 e faixa azul de arte suave, atravessa o continente em busca de espaço no cenário mundial


Casca-grossa roraimense Hallysson Marcelino brilha em Portugal e conquista medalha de bronze no Europeu de Jiu-Jitsu De Roraima para fazer história no Velho Continente. Crédito: ASCOM/CT Gold Team Portugal

Em sua primeira competição internacional como Juvenil 1 na Faixa Azul, o atleta competidor de jiu-jitsu, Hallysson Marcelino, de 15 anos, conquistou o 3º lugar no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu IBJJF, que foi realizado, no Pavilhão Multiuso de Odivelas, em Lisboa, capital de Portugal. O Europeu é uma das principais competições do circuito mundial de Jiu-jitsu da IBJJF e reuniu mais de 7 mil atletas de diversas categorias.

O faixa azul Hallysson desembarcou em terras lusitanas em 20 de janeiro e passou a treinar para competição na Academia CT Gold Team Portugal, sob o comando do mestre Léo Costa, no Distrito Pontinha, em Lisboa. Após alcançar o pódio na capital portuguesa, Hallysson viajou para Manaus, onde iniciou a preparação visando disputar PAN de Jiu-jitsu da IBJJF 2026, que acontece nos dias 24 a 29 de março, em Fort Lauderdale, Flórida, nos Estados Unidos.


“Para mim tem sido uma experiência incrível treinar e lutar na Europa e nos Estados Unidos. Tenho aprendido muito e evoluído meu jiu-jitsu”, ressalta o jovem roraimense Hallysson.

Um dos maiores desafios para que o atleta siga competindo nas competições internacionais tem sido o custeio das viagens e da preparação. Para a temporada na Europa, por exemplo, Hallysson recebeu apoio da Prefeitura de Boa Vista, por meio da FETEC, além de contar com o apoio de patrocinadores, apoiadores, familiares e amigos, que tem ajudado nos custeios das despesas como hospedagem, alimentação e transporte nessas viagens internacionais.

"Gratidão à Prefeitura de Boa Vista, na pessoa do prefeito Arthur Henrique e do presidente da FETEC, Diego Silva. Muito obrigado por todo apoio recebido nessa viagem para Lisboa", agradeceu Hallysson.

Inspirado pelo pai, João Marcelino, faixa preta de jiu-jitsu, Hallysson se dedica à arte suave desde os oito anos. A prática do jiu-jitsu logo se transformou em paixão e o jovem começou a competir. Desde então, Hallysson vem conquistando resultados importantes em nível nacional e internacional, como campeão Mundial World Pro, em Abu Dhabi 2021, Campeão Europeu IBJJF 2022, em Dublin, na Irlanda, Tricampeão Brasileiro da CBJJ (2022/2023/2024), Tetracampeão Sul Americano Crianças IBJJF (2022/2023/2024/2025).

Hallysson Marcelino realiza sua preparação técnica em duas academias, na Nabil Jiu-jitsu, sob o comando do mestre Nabil Aziz e Alex Nogueira e na Village Jiu-jitsu, sob o comando do faixa preta, Anderson Bola, em Manaus. Já a preparação física acontece no CT WL, sob o comando do professor de educação física, Willian Lima, também em Manaus. Embora a rotina de treinos seja muito intensa, ela não é encarada como sacrifício, segundo a pai do atleta, João Marcelino:

“O Hallysson é muito dedicado e concilia bem os treinamentos técnicos, físicos e mentais com as atividades escolares na escola Nilton Lins, sempre tirando boas notas”, frisou João Marcelino.

Pan nos EUA

O atleta Hallysson Marcelino, iniciou nesta semana a preparação para lutar no Campeonato PAN de Jiu-jitsu da IBJJF 2026, que será realizado, nos dias 24 a 29 de março, em Fort Lauderdale, Flórida, nos Estados Unidos.

"Estou treinando duro para chegar bem no PAN e conquistar mais um pódio e dessa vez ganhar a tão sonhada medalha de ouro do PAN. Quero agradecer ao Governo de Roraima, na pessoa do governador Antônio Denarium e da minha madrinha, secretária da Setrabes, Tânia Soares, por mais uma vez, concederem as passagens aéreas para os Estados Unidos", agradeceu Hallysson Marcelino.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.